Sardinha crocante assada

Existem receitas clássicas que eu nem me atrevo a dar o meu toque especial, mas porém, entretanto, todavia…. existem outras que ficam maravilhosas se você mudar quase tudo, rsrs, algumas coisas e este é o caso de hoje, eu estava morrendo de vontade de comer sardinha mas não achava nenhuma receita que me deixasse realmente com água na boca, por isso peguei um pouco dali, um pouco daqui, um pouco de acolá e um pouco do meu molejo.heheh

Calma galera é o molejo de cozinha, o tempero de cada um, e preparei essa receita que com certeza vai encantar a todos. Tudo pronto, pegue uma taça do seu vinho verde preferido, ligue a junkebox e vamos pro fogão.

Ingredientes:

. 2 sardinhas limpas (é nojento, eu limpei pela primeira vez, me sinto um Viking)
. Suco de 1/2 limão
. Sal a gosto
. 1 xícara (chá) de farinha de rosca
. orégano a gosto
. Pimenta calabresa (aquelas de saquinho) a gosto
. Raspas de 1 limão
. 1 clara para empanar

Modo de Preparo:

Tempere as sardinhas com o suco de limão e o sal, deixe pegando gosto por 15 a 20 min.

tempere_peixe_sardinha-crocante-forno-nacozinhasozinho

Em uma tigela, misture a farinha de rosca, o orégano, a pimenta e as raspas de limão (usei um pouco de alho granulado).

tempere-farinha-oregano_sardinha-crocante-forno-nacozinhasozinhotempere-farinha-pimenta_sardinha-crocante-forno-nacozinhasozinhotempere-farinha-raspas-limao-sardinha-crocante-forno-nacozinhasozinho

Para empanar serão 3 etapas:

processo-sardinha-crocante-forno-nacozinhasozinho

Passe a parte de dentro da sardinha na clara;

sardinha_gema-sardinha-crocante-forno-nacozinhasozinho

Depois envolva-a na farofa. Não empane a parte da pele.

sardinha_farinha-sardinha-crocante-forno-nacozinhasozinho

Eu cortei uns mini limões bem fininhos pra dar um charme final.

limao-sardinha-crocante-forno-nacozinhasozinho

Distribua em uma assadeira untada com um pouco de margarina, ou ante aderente, com a parte da pele virada para baixo.

sardinha-empanada-sardinha-crocante-forno-nacozinhasozinho

Asse em forno médio durante 20 minutos ou até dourar.

sardinha-forno-sardinha-crocante-forno-nacozinhasozinho

Sirva com legumes cozidos e vinho verde.sardinha-pronta-sardinha-crocante-forno-nacozinhasozinho3-sirva-sardinha-crocante-forno-nacozinhasozinho2-sirva-sardinha-crocante-forno-nacozinhasozinhosirva-sardinha-crocante-forno-nacozinhasozinho

 

2 comentários em “Sardinha crocante assada

Deixe um comentário

